Plano de Aula
Série: 2º ano
Conteúdo: Ciclos da Natureza (Dia e Noite)
Objetivos:
- Distinguir as diferenças entre o dia e a noite, reconhecendo as características mais evidentes deste fenômeno natural.
- Relacionar os dias e as noites ao movimento da terra em torno de si mesma. Do sol e da lua.
Atividades práticas:
Iniciaremos este trabalho através de observações e registros (desenho ou palavras) das características visíveis sobre o dia e a noite.
Levantaremos debates e discussões a cerca do que cada aluno traz de conhecimento em relação ao assunto proposto.
Faremos a leitura do livro: a gente que ia buscar o dia, de Edy Lima, que contempla o assunto em questão, os Ciclos da Natureza, Dia e Noite.
Assistiremos ao vídeo: TV Cultura – De onde vem o dia e a noite – KIKA. Este vídeo explora situações que envolvem pessoas, cenários, cores e principalmente relações espaciais, e também situa o presente, interligando-o ao passado.
YouTube - TvCultura - De onde vem o dia e a noite - KIKA
Esta proposta de trabalho com vídeo visa a sua utilização como:
ILUSTRAÇÃO: mostrando o que foi falado em sala de aula e compor um cenário desconhecido do aluno, como o sistema solar, como acontece os movimentos da terra, sua localização em relação à lua e o sol.
SIMULAÇÃO: na representação do Ciclo Natural, o dia e a noite, demonstrando através de animação o processo natural deste, ilustrando a realidade.
CONTEÚDO DE ENSINO: abordando o tema específico de forma direta, e também indireta. Servindo como complemento ao trabalho do professor. Faremos questionamentos sobre o que trata este vídeo, pontos positivos, negativos, o que mais chamou a atenção, o que traz de conhecimento, etc.
Após assistirmos o vídeo, utilizaremos algumas dinâmicas como:
Dramatizar as situações apresentadas n o vídeo, elaborando um teatro que envolva a metade da turma, para apresentá-lo as outras turmas e séries.
A outra metade da turma criará uma televisão com caixa de papelão, onde exibirão desenhos, contando a história do vídeo adaptada pelos alunos.
Há uma série de outras dinâmicas e atividades que poderiam ser exploradas através deste vídeo, basta ter criatividade para propiciá-las aos alunos.