terça-feira, 18 de maio de 2010

Unidade 2 - atividade 1 - Hipertexto



A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surgem conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. Um desses conceitos é o de Multimídia que segundo palavras "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens e animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. Diante desse conceito verificamos a importância de conhecermos profundamente e usarmos as tecnologias, que nos levam a um mundo de magia e encanto, onde aprendemos, até mesmo sem perceber. Importante também ressaltar que o hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser entendidos pelo leitor onde o objetivo principal é o de permitir que esse leitor possa desviar o fluxo da leitura para seus assuntos preferidos, e que mantenha o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou até diferente sons. Alguém disse um vez que, uma imagem vale por mil palavras, hoje em dia, dos os sistemas de hipermídia que a intenet coloca a nossa disposição, são aqueles que a alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cientifica.
Considerar o leitor como um receptor ativo na elaboração de sentido do texto foi, durante muito tempo, revolucionário e provocador. Hoje, o leitor prova, de maneira muito enfática, que esse conceito está defasado, ele é também coautor, autor e crítico do texto literário. Os conservadores bradam contra esse universo como sendo lixo, sem qualidades literárias, análise criados para textos em outros suportes. Reclamam também da falta de garantia com relação à autenticidade dos textos de autores renomados divulgados na rede. Não importa o que pensem, o hipertexto continuará existindo da forma que é: passível de alteração e de fácil divulgação, pois o leitor não renunciará ao poder que, enfim, conquistou.

Um comentário:

  1. É amiga, infelizmente ainda estamos distantes de uma escola digitalizada, ou melhor de professores navegadores e visitantes do ciberespaço.
    Parabéns pelo blog e pela postagem.

    ResponderExcluir