sexta-feira, 7 de maio de 2010

Atividade 1

Atividade 1

Turma TB Cleonice

Cursista Gisela Vieira da Costa Silveira

Como professora sou uma pessoa que busca conhecimentos e metodologias que venham facilitar a compreensão dos alunos, fazendo com eles se envolvam na aula, gostem e aprendam os conteúdos de forma tranqüila e organizada. Cada conteúdo que estudamos me surpreendo com a capacidade de raciocínio dos alunos e o quanto eles nos ensinam com as experiências trazidas e o conhecimento adquirido fora da escola. Impossível não ser aprendiz diariamente diante de cada situação com a qual nos deparamos.

A minha disciplina é matemática, foi o curso que escolhi desafiando as barreiras do conhecimento, passei por algumas situações difíceis, mais a vontade de vencer me motivava a seguir em frente, avançando cada vez mais.

Tento sempre preparar da melhor maneira possível as minhas aulas, para fazer com os alunos tenham curiosidade e interesse em aprender tudo o que é proposto em sala de aula. Pelo fato da disciplina ser matemática, de cara, até mesmo por “tradição”, já somos olhados (a disciplina e eu) diferente. É interessante que, quando propormos as atividades, façamos sempre uma boa explanação para que os alunos compreendam em que aquele conteúdo vai lhe ser útil no cotidiano, tento da melhor maneira apresentar de forma mais amena cada tópico, buscando auxilio do Laboratório de Informática entre outros, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, uma pena é que não são em todos os conteúdos que eu consigo esse auxilio, más temos que ter uma boa estratégia para cativar e motivar nossos alunos, e para isso eu sempre os deixo curiosos sobre a aula do dia seguinte.

Sempre termino a minha aula, pedindo aos alunos para não faltarem no dia seguinte, digo-lhes da importância do que teremos na próxima aula, e o quanto pode ser interessante o conhecimento que eles vão adquirir e utilizar a vida inteira, digo-lhes também que, em cada pergunta, comentário ou sugestão feito por eles, acrescentam bastante no meu conhecimento, porque eu me preparo para ensiná-los, mas que também aprendo muito com eles e com os outros colegas de trabalho. Faço de tudo para que nossas aulas não fiquem rotineiras e cansativas, porque isso desmotiva os alunos, só que tem alguns conteúdos, que não tem muitas formas de modificar, então o diálogo é o mediador do “conflito”.

A parte mais gostosa e satisfatória é quando conseguimos de fato envolver os alunos, que perdemos até a noção do tempo, nos assustamos quando o sinal toca, e verifico feliz, sem receio o quanto consegui ensinar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário